Blog
Como funciona a Aromaterapia?
Os efeitos positivos da Aromaterapia são comprovados cientificamente. O tratamento fitoterápico, que utiliza fragrâncias, cura seu corpo de males físicos e mentais. Já imaginou eliminar aquela enxaqueca incômoda apenas com uma massagem ou um aromatizador de ambiente?
Se você ainda não sabe como funciona a Aromaterapia, o que são óleos essenciais e como iniciar o tratamento, nós preparamos um post curtinho, mas bastante completo com todas essas informações. Confira.
Conhecendo a Aromaterapia
A antiga índia já apontava o efeito dos óleos aromáticos para a cura. A medicina chinesa nos mostra destilarias primitivas há mais de 5 mil anos, que já trabalhavam a extração de essências para tratar doenças e a espiritualidade.
Não se sabe ao certo quando a Aromaterapia teve início, mas ela ganhou força com Hipócrates, chamado de “O pai da Medicina”, que tratava pragas em Atenas com fumigações. Com o avanço da tecnologia, vieram produtos com padrão terapêutico de qualidade mais certificada e novas técnicas para a Aromaterapia.
Atualmente, os óleos essenciais estão presentes em todo tipo de cura e a técnica tendencialmente só aumenta e se aperfeiçoa.
Como funciona a Aromaterapia
Todo tratamento da Aromaterapia deve ser feito utilizando massagens, inalação, águas de banho, etc. O fundamental é fazer com que o ambiente ou a pessoa que precisa da cura, absorva toda a energia do aroma e se beneficie com seus efeitos.
A Aromaterapia funciona porque nosso olfato é rico, digamos. Somos capazes de identificar muitos cheiros, aproximadamente 10 mil deles. Esses aromas, quando identificados pelo olfato, estimulam neurônios e diversas glândulas do nosso corpo. A resposta é o organismo respondendo positivamente a tudo isso.
A função de cada óleo foi distintamente estudada e pesquisada. Sabendo qual aroma utilizar ou como combinar mais de um deles, doenças de alta gravidade podem ser eliminadas.
O que são os óleos essenciais
Os óleos essenciais são substâncias concentradas, extraídas a partir de diversas partes das plantas. Eles são produzidos para serem inalados ou absorvidos pela nossa pele. Um único óleo essencial pode ser utilizado para diversos fins. Você ainda pode realizar combinações com essas essências, trazendo ainda mais benefícios para a pessoa em tratamento.
Benefícios da Aromaterapia
Muito se ouve falar sobre os benefícios da Aromaterapia. Nós listamos os principais para você:
- A Aromaterapia ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade do paciente. Essências como lavanda francesa e Cedro Altas ajudam a relaxar a mente e traz tranquilidade para tomadas de decisões;
- Você pode utilizar aromas para eliminar as tensões de um ambiente. O limão siciliano, por exemplo, ajuda a eliminar as impurezas do banheiro. Há óleos essenciais para cada ambiente de sua casa;
- Os aromas também ajudam a combater bactérias patogênicas. Isso foi, inclusive, motivo de pesquisa e estudo;
- Também há um estudo comprovando a eficiência da Aromaterapia para acalmar recém- nascidos;
- A Aromaterapia cura doenças mais graves, como citamos anteriormente. É o caso da laranja amarga ou da terra, que ajuda a tratar úlcera e gastrite.
O que você achou da Aromaterapia? Já comprovou alguma vez a eficiência dos óleos essenciais em seu corpo ou seu ambiente? Comente!