Aromaterapia

Óleo essencial da prosperidade – Pimenta rosa

Óleo essencial da prosperidade – Pimenta rosa
Schinus terebinthifolius

Família: Anacardiaceae.

Origem: América do Sul.

Etimologia:

Popularmente também é conhecida pelos nomes de: aroeira-pimenteira, aroeira-mansa, aroeira-brasileira, aroeira-da-praia, aroeira-vermelha, aroeira-negra, etc.

Parte da planta utilizada:

Frutos maduros.

Forma de extração:
D
estilação a vapor dos frutos maduros.

Rendimento:

Nenhuma referência encontrada na literatura pesquisada.

Característica da planta:

A árvore adulta tem de 5 a 10 metros de altura, com o tronco envolto por casca grossa e medindo de 30 a 60 cm de diâmetro à altura do peito. A copa é densa e as suas folhas são compostas por 3 a 10 pares de folíolos de bordas serreadas. As suas flores são pequenas e têm coloração levemente amarelada, florescendo geralmente de setembro a janeiro. Seus frutos maduros avermelhados são usados na culinária.

Propriedades terapêuticas e principais indicações do óleo essencial da prosperidade:
Possui potente ação bacteriostática, antiviral e anti-inflamatória. Indicado na medicina popular no tratamento de inflamações, artrite, febre, ferimentos e reumatismo.

Registram-se os seguinte usos etnofarmacológicos:
Antioxidante, muito utilizado para produtos cosméticos, tônico, diurético, antileucorréico, adstringente, vulnerário, cicatrizante e balsâmico. Muito utilizado para combater acne, psoríase, dermatite, como também para melhorar a circulação sanguínea e ajudar no tratamento e prevenção de varizes e flebite.

Encontra-se indicações na medicina popular de banhos de assento para prevenir inflamações e infecções bacterianas e fúngicas (candidíase) sem alterar o Ph vaginal da mulher, como também o uso em compressas locais de argilas para tratar micoses de pele.
Ainda segundo a tese defendida na  Unicamp, A pimenta rosa é ativadora da produção de sangue na medula óssea, portanto é antirraquítica, atua também na depuração e purificação do organismo. Sendo ainda, anti-vermífuga.

Componentes moleculares:

  • Hidrocarboneto monoterpênico: 19,56% de alfa-pineno, 7,88% de beta-pineno, 16,15% de limoneno, 6,79% de sabineno;
  • Éster: 1,6% de acetato de linalila.

Toxicidade:
Nenhuma referência encontrada na literatura pesquisada.

Contraindicações:

Nenhuma referência encontrada na literatura pesquisada.

Aromacologia: óleo essencial da prosperidade

Suas sementes vermelhas e abundantes nos presenteiam com o sentimento de merecimento da riqueza do universo, isso auxilia a permissão da entrada da prosperidade em nossas vidas.
Ajuda a transformar a crença de que a prosperidade se apresenta apenas com excesso de trabalho árduo e cansativo.
Dá um suporte também, para aqueles que por excesso de responsabilidades se encontram com dificuldade de entregar-se ao prazer e a ternura da sensibilidade corporal.
Traz a consciência dos pensamentos, da mente para o corpo, aflorando a percepção ao toque corporal. Seu aroma “caliente” e picante desperta o romance e a sedução. Relaxa o ambiente para a entrega da magia, da abundância e do amor.
É um bom aroma para ser usado em momentos de depressão, falta de vitalidade, para desinibir aqueles que tem vergonha do corpo, ou para os momentos que queremos permitir o despertar da sensibilidade da pele ao prazer do corpo e principalmente para atrair riqueza, abundância e prosperidade em todos os níveis.

Formas de uso do óleo essencial da prosperidade:

Adquira o óleo essencial da prosperidade em nossa loja virtual. Clique aqui.