Blog
Dicas para escolher óleos essenciais
Os óleos essenciais são conhecidos pelo seu delicioso aroma e suas propriedades terapêuticas. No entanto, quem deseja utilizá-los, precisa conhecer quais os tipos são mais adequados para cada finalidade.
Para te ajudar com a escolha, trouxemos algumas dicas importantes que vão auxiliá-lo na escolha do produto correto para cada objetivo.
Evite produtos sintéticos
É comum uma pessoa ir atrás de óleos essenciais, mas acabar comprando os tipos sintéticos. Eles até podem parecer iguais, mas com um produto 100% natural você tem a garantia de que o tratamento é eficaz.
Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas e são substâncias orgânicas. Já os óleos sintéticos são obtidos a partir de derivados de petróleo. Eles possuem um aroma agradável, mas não oferecem o efeito terapêutico.
Entenda o uso de cada produto
Por existir uma variedade de aromas, é preciso cuidado na hora de escolher, pois cada produto tem uma indicação específica e irá estimular diferentes partes do organismo.
Por exemplo, um óleo essencial para tratar a insônia vai ser diferente daquele indicado para estimular o foco e a concentração. Há uma vasta bibliografia com estudos explicando quais óleos são recomendados para cada tipo, vale checar as indicações antes de garantir o seu produto.
Tipos de uso
Os óleos essenciais podem ser utilizados em diferentes formas – vaporização, ingestão, banhos, entre outros. Isso porque cada molécula é absorvida de uma forma – e isso também interfere na eficácia do tratamento.
Por exemplo, para tratamentos de resfriados, bronquite e sinusite, a indicação é por inalação. Nesses casos, a aromatização ambiental é a mais indicada. Além disso, também é possível encontrar óleos essenciais junto a óleos vegetais para massagens, ou então em cremes e pomadas.
Dicas de terapias com óleos essenciais:
1: Para uma noite romântica:
Em um difusor, coloque 3 gotas de sálvia sclarea, 2 gotas de patchouli, 2 gotas de sândalo amyris, 2 gotas de canela casca e 2 gotas de absoluto de cacau.
2: Para criar um ambiente de festa:
Misture 3 gotas de alecrim qt. cineol, 3 gotas de noz moscada, 5 gotas de laranja doce e 2 gotas de ylang ylang. Coloque em um difusor de ambientes.
3: Para aumentar o foco e concentração:
Pingue 3 gotas de hortelã pimenta no colar aromático individual para refrescar, acordar, animar e concentrar.
4: Antes da prática de yoga ou meditação:
Aromatize o ambiente com 12 gotas de olíbano – no difusor ou spray. Esse aroma irá auxiliar na criação de uma atmosfera meditativa.
5: Para auxiliar o equilíbrio hormonal e aliviar a TPM:
Pingue 5 gotas de gerânio e 5 gotas de sálvia sclarea sobre a coluna vertebral e friccione vigorosamente. Você também pode pingar 5 gotas de OE de gerânio e 5 gotas de sálvia sclarea na planta dos pés e fazer fricção.