Blog
Berço das águas em perigo

Está para ser votado no dia 25/02 um novo Plano de Manejo que afeta diretamente a Chapada dos Veadeiros, o Berço das Águas, fonte de várias bacias hidrográficas brasileiras.
A proposta apresentada oferece sérios riscos socioambientais para a Chapada dos Veadeiros e seu entorno, pois permite a pulverização aérea de agrotóxicos, empreendimentos de mineração, centrais geradoras hidroelétricas e propõe um zoneamento não adequado para a conservação do patrimônio ambiental e cultural da região.
Se aprovado esse plano afetará diretamente no abastecimento e drenagens da bacia do Rio Tocantins, causando impactos na biodiversidade e no ecoturismo local, que já vem sendo bastante prejudicados pelo avanço da fronteira agrícola.
Para você que não é morador da Chapada, há um abaixo assinado virtual contra a aprovação do novo plano visando a preservação desse patrimônio ambiental,
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR79158
Para os moradores, a Terra Flor Aromaterapia convoca os amigos da Chapada dos Veadeiros a comparecerem na votação do Plano de Manejo para a APA (Área de Proteção Ambiental) de Pouso Alto, na próxima quarta-feira, dia 25 de fevereiro às 9h, que acontecerá em Colinas do Sul/GO.
Diante da crise hídrica atual é imprescindível a conservação do Berço das Águas que é abrangido pela região da Chapada dos Veadeiros, reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade.